segunda-feira, 28 de julho de 2014

Vamos tratar bem a Língua Portuguesa #1

É incrível o número de atropelos à língua portuguesa com que nos deparamos por essa web afora. Ia dizer blogosfera, mas a verdade é que o fenómeno vai muito além dos blogues.

Por isso vou criar a rubrica dos bons tratos à nossa querida língua materna.

Na lição de hoje:

Não se diz "há meses atrás", diz-se "há meses". O verbo haver indica a existência de um período desde o momento em que se passou a acção até ao momento em que a frase é dita.

E quem diz "há meses atrás", diz "há duas horas atrás", "há umas semanas atrás", etc. Seja como for, qualquer destas expressões está errada. Com o presente do indicativo do verbo haver (há) não se usa a palavra "atrás" e ponto final.

A propósito do bem tratar da língua portuguesa deixo-vos uma dica que no fundo é também um convite. Quando me estreei nesta coisa da net pela primeira vez, já lá vão uns anos bons, um dos primeiros sites a que acedi e que ainda hoje fazem parte dos meus favoritos foi o "Ciberdúvidas da Língua Portuguesa". Visitem-no, guardem-no e usem e abusem dele antes de clicar no botãozinho que está ali em cima e que diz "publicar". Vão ver que não se arrependem :)

E aproveitem para ver a explicação sobre a lição de hoje. Está muito bem explicadinha, com exemplos e tudo. Já não há desculpa para este deslize.

Sem comentários: