quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Sandes. Quem gosta ponha o dedo no ar!

Eu adoro. Sou uma fã incondicional. As sandes são práticas, versáteis e podem ser refeições bastante equilibradas. O que as torna menos boas são os ingredientes que utilizamos que não trazem benefícios para a saúde, principalmente quando se trata de molhos. Sempre que quero usar um molho numa sandes opto pelo de iogurte, feito a partir de um iogurte magro natural ao qual só acrescento pimenta, uma colher de chá de mostarda, sumo de limão e ervas aromáticas a gosto (cebolinho, oregão, etc).


Gosto tanto de sandes que a minha próxima aquisição vai ser o livro do chef Hugo Nascimento "Sanduíches". Para já experimentei uma receita publicada pelo Correio da Manhã e que podem ver aqui. Segui todos os passos à excepção do bacon. Apesar de delicioso é um ingrediente que está quase, quase banido da minha alimentação. Deixo-o para ocasiões muito excepcionais, o que deve acontecer talvez uma vez por ano. A sandes é espectacular, os legumes assados combinam na perfeição.

Ultimamente ando rendida à sandes de requeijão com pepino. Fácil e rápida de preparar e também de comer (não é preciso muitos cuidados para os ingredientes não saírem por fora e fazermos aquelas figurinhas tristes).

O meu problema com as sandes é o pão. Nunca o bani da minha alimentação, aliás, como pão diariamente, mas não quero comer demasiada quantidade, até porque ao longo do dia acabo por comer outros hidratos e no fim da jornada acabo com valores de HC muito altos. Por isso tenho procurado outras alternativas ao pão. Já me falaram da beringela, o tomate, os cogumelos.

Depois de muito martelar no assunto lembrei-me de uma receita de base de pizza feita de couve flor. Acho que foi inventada (isto não é 100% certo) pela Green Kitchen Stories. Procurei na net receitas desta base e encontrei várias, com pequenas variações nos ingredientes e até na forma de confecção. Experimentei fazer mantendo a base o mais simples possível, mas não morri de amores com o resultado. O sabor demasiado intenso a couve flor não me agradou, sobrepunha-se ao dos outros ingredientes.

Testei de outra forma e correu maravilhosamente. Até estou a pensar noutras alternativas. Se tiver tempo, este fim de semana tiro umas fotos para verem como fica.

Sem comentários: